quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

UMA NOVA REALIDADE É POSSÍVEL




Durante muitos anos a cidade de Barra Mendes assistiu a pilhas e mais pilhas de desmandos escancarados. Já não mais é possível calcular quantas vezes assistimos a fatos “estranhos” (para não usar outras palavras) dentro da realidade barramendense. Favorecimentos, desvios e, principalmente, descasos estão a todo momento entrando à nossa frente para provar que a terra por nós tão querida necessita de ajuda, urgentemente. Por mais esquecida que fosse, a gente sofrida e lutadora da nossa terra, com certeza, sempre percebeu que algo errado acontecia à sua volta: comércio fraquejante, turismo inexistente, patrimônios depredados, juventude corrompida... Tudo dava pistas de que a pequena e, antes, promissora cidade do interior da Bahia, parecia ter sido esquecida por tudo e por todos. Poucos eram os que prosperavam de verdade. E o poder público parecia dormir.

Nós percebíamos isso. Porém, poucos eram os que tentavam realmente fazer alguma coisa.
 Os que detinham o privilégio da informação em nosso município sempre seguiam por dois caminhos praticamente antagônicos: ou se aliavam aos detentores do poder; ou se resumiam a pequenos (porém corajosos) reclames enervados. A aguerrida oposição barramendense se resumia, então, à atuação quase solitária de alguns agentes políticos e ao vociferar de alguns cidadãos revoltados e inquietos. Num quase ininterrupto "duelo verbal", a oposição (na qual eu não poderia de deixar de me incluir), fora dos momentos de campanha e salvo nalgumas poucas represetações, fazia sua presença ser apenas um amontoado de palavras e questionamentos.
No horizonte de Barra do Mendes, entretanto, a coisa só parecia piorar. Cada vez mais cedo nossos promissores jovens deixavam a cidade rumo à rotina de trabalho duro e estudo das capitais. Antes mesmo de fincaream suas raízes por aqui, meninos e meninas de 13 ou 14 anos partiam para levar a vida longe das suas origens. Isso só fazia aumentar a fragilidade dos movimentos políticos críticos em nosso município. Os já cansados "opositores" do passado tinham mais e mais dificuldade em levar a cabo seu posicionamentos. E pessoas antes ditas "de caráter" por todos, se vendiam ao montes para o dinheiro sujo da corrupção... Alguma coisa precisava ser feita. Precisávamos de um novo estímulo!

Pensando nisso, um novo grupo de atuação política (e aqui não confundam política com mero partidarismo) resolveu tentar mudar um pouco dessa realidade. Através de uma equipe engajada e preparada para traduzir e trazer à luz uma série de desmandos que estão por trás da derrocada contínua a nossa cidade, a população barramendense poderá, finalmente, ter espaço para debater às claras os caminhos e descaminhos da sua cidade. O que antes era propositalmente escondido será revelado. Projetos em benefício da coletividade, até então inexistentes, serão pensados e levados às autoridades. E, desta forma, uma ação real se fará presente.
O site “O grito”, que aqui estamos fazendo nascer, é um dos primeiros passos em direção a estas metas. Aqui poderemos debater assuntos pertinentes à nossa cidade além de contar com diferentes artigos contendo denúncias e informações sobre a atuação política em Barra do Mendes. Contas dos municípios, processos correntes nos Tribunais de Contas, projetos vitoriosos em favor da coletividade e, também, denúncias de perseguição e práticas corruptas, desde que baseadas em fatos, terão seu espaço neste site. Tudo o que convenientemente não se diz pelo poder público poderá ser dito e divulgado aqui.
Assim, acreditamos ser possível fortalecer um efetivo movimento de mudança em nossa cidade. Incentivando a participação popular e disseminando informações antes escondidas, esperamos poder nos articular em favor daquilo que será importante para todos nós: a extirpação da corja e o crescimento de Barra do Mendes. Afinal, uma nova realidade é sim possível!

Henrique Oliveira.

Imagem: http://amanatureza.com/

0 comentários:

Postar um comentário

 

Reação Barramendense Design by Insight © 2009